Quando um monstro chama, você deve continuar a história...

Arte de Jim Kay
Um dos livros que mais anseio ler ultimamente se chama Sete Minutos Depois da Meia-Noite, de Patrick Ness. Há um filme também, A Monster Calls, de 2016. Trata-se de um drama de fantasia (um gênero tanto literário quanto cinematográfico que me atrai bastante no campo da fantasia, e eu tento escrever alguma história vez ou outra) inspirado numa ideia original de Siobhan Dowd (em inglês), escritora que morreu de cancro em 2007.

Além do plot maravilhoso da história (tanto do livro quanto do filme), o fato de ser o legado de outra pessoa, ainda que Patrick Ness moldado a trama ao seu modo, é algo que me fascina muito. Confiar uma ideia a alguém, pedir que outra pessoa escreva algo que você não vai poder... isso é lindo!

Arte de Jim Kay
Entre cadernos, documentos no computador e ideias não registradas, muitas de minhas histórias estão fadadas ao esquecimento, pois eu não conseguirei escrevê-las todas nem se tivesse duas outras vidas pela frente. E há histórias maravilhosas que amigos abandonaram que eu adoraria escrever, apresentando minha visão sobre uma ideia que me encantou e me faria comprar o livro independente do valor. Assim como há histórias que eu adoraria poder ler, mas não sei se haverá tempo.

E é interessante pensar nisso, na possibilidade continuar um legado ou passar seu legado a outrem, afinal histórias são mutáveis e fáceis de se espalharem, imortalizando quem as criou e quem as conta. A possibilidade de permitir que alguém faça a versão de uma ideia minha me encanta e eu até tentei passar a responsabilidade de A Guerra dos Criativos 2 para uma pessoa, contudo a vida nos distanciou e um dos melhores plots que já conheci jamais virá ao mundo. Assim como há projetos abandonados que eu adoraria continuar ou reescrever ao meu modo, pois os criadores ou perderam o interesse ou não querem executar.

O tempo dirá, bem provável, se ouvirei algum monstro me chamar para ou continuar alguma história ou pedir que continuem alguma para mim.

Arte de Jim Kay