Lugares Incríveis #6

Cidades fantasmas, de alguma forma, fascinam milhões de pessoas. Adoramos ruínas, resquícios de histórias passadas, civilizações extintas ou em extinção, mesmo quando não termos tanto apreço pela arqueologia.

O fotógrafo russo Dmitriy Christoprudov compartilhou fotos maravilhosas de "uma pequena cidade alemã com um nome complicado", que ele imediatamente se esqueceu qual era. Segundo ele, "as pessoas não moram aqui há muito tempo e só ocasionalmente os turistas vêm para caminhar pelas ruas desertas e em ruínas".

Olhando as fotografias, a impressão que se tem é que a Segunda Guerra Mundial terminou recentemente, semana passada talvez, pois o cenário consiste de uma perfeita e bela destruição, por mais contraditório que isso seja. E isso é extremamente fascinante.

Mas a "cidade alemã destuída" fotografada e documentada por Chistoprudov em seu site Live Journal é somente um gigantesco cenário construído pela "Hollywood russa". Mosfilm é o maior e mais antigo estúdio de cinema da Europa e líder incontestado da indústria cinematográfica russa. No momento da dissolução da União Soviética, Mosfilm produziu mais de 3.000 filmes, incluindo os filmes da era soviética mais aclamados, Red Westerns, obras de Tarkovsky e épicos como Guerra e Paz. [Fonte, em inglês]

Deixando de lado esse detalhe, vamos apreciar a destruição reproduzida com perfeição pelo cinema, sob a reflexão de que, no mundo real, a destruição é acompanhada de dor, sofrimento, mortes e desgraça.