10 de março de 2017

Gêneros Literários #9: Jiangshi Fiction

Eu tenho enorme fascínio por culturas orientais, em especial os filmes de fantasia e alguns de horror produzidos pela China. E muitas produções cinematográficas chinesas bebem do folclore e da literatura, mais ou menos como acontece no Japão com os mangás, light novelsanimes e filmes.

Cena do filme Rigor Mortis, de 2013.
jiangshi fiction (em tradução livre, ficção de jiangshi) "é um gênero literário e cinematográfico de horror baseado no jiangshi do folclore chinês, um cadáver reanimado controlado por sacerdotes taoístas que se assemelha aos zumbis e vampiros da ficção ocidental".

"O gênero apareceu pela primeira vez na literatura da dinastia Qing e o filme jiangshi" se tornou regularmente frequente na "moderna indústria cinematográfica de Hong Kong", sendo Mr. Vampire e Encounters of the Spooky Kind os mais populares, seguindo "uma fórmula que mistura horror com comédia e kung fu".

Como já mencionado, o "jiangshi é um cadáver reanimado por um sacerdote taoísta. O sacerdote comanda o jiangshi e o direciona para um local para um enterro apropriado". A criatura é "capaz de absorver qi, a essência da vida", o que a torna extremamente perigosa aos vivos, e, "ao contrário dos vampiros, não bebe sangue ou desejam a imortalidade".

Na Wikipédia, em inglês, há citação de obras e filmes que apresentam histórias com jiangshi. Entre os indicados, recomendo Rigor Mortis, que presta homenagem aos filmes do gênero.

0 comentários:

Postar um comentário