Como começar a estudar mitologia sem gastar dinheiro com livros que custam um rim?

Algumas pessoas me procuram querendo saber se livro tal é bom, o que eu recomendo para leitura, onde achar boas referências para conhecer mitologias. Eu tento aconselhar como posso, uma vez que livros sobre mitos e lendas são, em maioria, absurdamente ou caros ou modernos demais, com informações escassas ou que pouco acrescentam e muito atrapalham.

Sun God by Dallas-Williams
Respondendo por mim, eu tive certa sorte de ler muita coisa sobre mitologia em enciclopédias de diferentes tipos e tamanhos, e mais sorte tive por possuir um interesse em anotar as lendas e os mitos que encontrava, embora muito desse vasto material que coletei tenha se perdido com os cadernos que joguei fora. E consegui, ainda criança, acesso a uma biblioteca pública muito boa, onde esbarrei com Os Doze Trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato, que é um apanhado mitológico muito interessante (ainda que bem impreciso e muito cheio de liberdades), que complementa informações dadas em O Minotauro, que só indico se você quiser não apenas conhecer a mitologia greco-romana como os costumes helênicos.

Além de um bom livro didático, que dava algum espaço para as mitologias das civilizações que trabalhava na disciplina de História. E acho importante, sabe, essa relação da escola e do colégio com algo que gostamos (no nosso caso, mitologia e folclore).

Há muitas revistas e diversos livros em bancas que oferecem boas introduções a mitos e lendas. Até difícil citar exemplos, pois eles vivem saindo e voltando, e são cheios de imprecisões e dados controversos, mas estamos falando de uma base para quem quer começar, não? Tem desde cultura egípcia a povos ameríndios! Então, qualquer quantia entre vinte e cinquenta reais, uma banca e um pouco de paciência são ingredientes poderosos para quem quer começar. Uma lástima que a Mundo Estranho acabou, pois saíam edições maravilhosas sobre lendas, mitologia e folclore por esse título, mas a SuperInteressante ainda deve lançar algo, inclusive livros.

Outro material básico (e muito bom) é O Livro de Ouro da Mitologia, de Thomas Bulfinch. Existem muitas edições, e as mais baratas, em bancas de jornal, saem menos de vinte reais. Embora o palco seja pra deuses e heróis greco-romanos, tem espaço para elementais da alquimia, mitologia nórdica e celta.

Agora, se assim como eu, você está cansado de mitologia greco-romana e quer ir para outras, eu recomendo muita pesquisa. E isso leva tempo, sabe? Achar títulos que sejam agradáveis e confiáveis, reunir uma bibliografia que pode trazer versões de lendas ou repetições, mas é o caminho.

Para facilitar quem quer encontrar lendas desconhecidas e fora do circuito mainstream, minha dica final é o blog mais completo e com informações confiáveis que conheço, rico em folclore nacional e mitologias de praticamente todo canto do mundo, o Portal dosMitos.

Enfim, espero ter ajudado.

Quem quiser saber mais ou até mesmo contratar minha consultoria para mais detalhes, incluindo indicações de livros mais densos, só contactar através do formulário.

0 comentários:

Postar um comentário